Advocacia entenda mais sobre a profissao

Advocacia:  entenda mais sobre a profissão

Conceito de Advocacia

O conceito de advocacia não pode ser resumido somente na profissão do advogado, vai muito além, trata-se de atos cotidianos, praticados em prol dos direitos e das garantias fundamentais e defesa da justiça.

A advocacia exerce um papel muito importante como influenciadora da sociedade como um todo, vigiando e garantindo que a justiça seja devidamente cumprida, com base nas leis que regem o Estado, tendo como fonte maior a Constituição Federal. 

A palavra origina-se da formação da doutrina jurídica, garantindo ética e imparcialidade e, como consequência, elevando os valores da democracia ou a preservação da ordem jurídica.

Para que serve a Advocacia

A advocacia serve para solucionar problemas de interesse público ou particular, um advogado é imprescindível em vários tipos casos como:

  • Assessoramento 
  • Consultoria
  • Representação jurídicas

Características da advocacia

A advocacia possui algumas características que, devidamente alinhadas permitem compreendê-la melhor. 

Essas características são na verdade elementos do regime jurídico que rege a atuação e a pessoa do advogado, e que diferenciam a advocacia das demais profissões, para firmá-la como uma das bases de proteção do Estado Democrático de Direito, por ser função essencial à justiça.

As características da advocacia que podemos identificar são:

Indispensabilidade

A indispensabilidade da advocacia é das mais importantes de suas características. De fato, o advogado é crucial à administração da Justiça.

O advogado não é essencial porque lhe atribuem essa qualidade, mas sim porque de fato a possui, ele é o profissional que vem em auxílio dos que ignoram as leis que poderá culminar no convencimento do juiz, realizando-se justiça, ou ao menos, o cumprimento da norma jurídica.

Inviolabilidade

traduz-se por inacessível ou impraticável, aquilo que não pode ser feito.

Dessa forma, podemos dizer que o advogado é inviolável, a Constituição Federal quis tornar impraticável qualquer punição que se lhe queira impor quando o mesmo esteja no exercício da profissão.

Perenidade

Não acredito que exista no mundo um lugar onde se tenha a chamada Constituição imutável que é nascida perfeita e impossível de ser reformada, porque os avanços políticos, sociais, tecnológicos, comerciais, e mesmo das relações internacionais, requerem constantemente atualizações no ordenamento jurídico que por vezes direcionam a atividade para a modificação da Constituição.

Ramificação

A advocacia pode ser privada, quando exercida por profissional mediante contratação de honorários com o cliente, ou ainda nos casos de advogado empregado na iniciativa privada, pública quando exercida por profissionais detentores de cargos ou empregos públicos que visem à defesa do Estado.

Parcialidade

O advogado deve exercê-la em favor do seu cliente a quem defende sem os exageros da emoção egoística, mas em prol da dignificação de sua função, para que o cliente possa confiar nele e ter uma boa representação. 

Entenda mais sobre a carreira de advocacia

O profissional formado no curso de Direito pode optar por seguir a carreira jurídica ou se tornar um advogado.

As duas alternativas  oferecem diversas profissões e caminhos para seguir. 

Para atuar como advogado, o profissional formado em Direito precisa realizar o Exame da OAB, e somente depois de ser aprovado nesta prova é que o profissional receberá o registro na OAB e poderá exercer a profissão.

Um advogado pode se especializar em várias áreas com

  • Civil
  • Trabalhista
  • Previdenciário
  • Penal
  • Ambiental
  • Eleitoral
  • Tributário
  • Empresarial

Um profissional da área de direito pode atuar como advogado de defesa como advogado de acusação.

O advogado de acusação representa os interesses de uma pessoa que se sinta prejudicado e deseja acusar alguém.

Já o advogado de defesa precisa defender o seu cliente que está sendo acusado de algum crime.

O trabalho de um advogado é entender a situação e saber quais os objetivos de seu cliente e tentar realizar um acordo entre as partes envolvidas sem a necessidade de um processo jurídico.

Se as partes não entrarem em acordo, é o advogado que desenvolve estratégias para levar o caso para o tribunal de justiça.

O mercado de trabalho na área de Direito é muito amplo, enquanto existir vida em sociedade, existirá a necessidade de aplicar as leis para garantir a ordem e segurança.

Profissionais desta área podem atuar em órgãos públicos, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas privadas ou montar seu próprio negócio.

Leave a Comment