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Abrindo sua loja de locação de ferramentas

O setor da construção civil é muito amplo e isso gera grande impacto também no meio de negócios, como a presença de lojas que atuam com o aluguel de ferramentas elétricas e máquinas.

Um dos principais diferenciais que a loja pode apresentar, além de um amplo catálogo de opções e facilidade nos processos, é um suporte ágil para os clientes.

Ainda mais, é indispensável que exista uma gestão de estoque eficaz. Para isso, é necessário que a equipe responsável pela loja, inclusive o empreendedor, se atenha a todas as ferramentas elétricas e máquinas adquiridas, principalmente no que diz respeito aos seguintes fatores:

  • Depreciações contábeis;
  • Ciclo de vida;
  • Data de aquisição;
  • Manutenções;
  • Tendências do mercado.

Por esse motivo, é indispensável selecionar não apenas fornecedores de confiança, como também tomar todos os cuidados necessários no processo de gestão dos itens que são colocados no catálogo para a locação.

Também se deve considerar que a viabilidade do negócio tem dependência principalmente de um planejamento financeiro adequado, pois adquirir e disponibilizar os equipamentos demanda investimentos significativos.

No que diz respeito a equipe, o empreendedor deve ser cauteloso e vale lembrar que é possível contar com mão-de-obra própria ou recorrer a terceirização de empregados.

Naturalmente, é imprescindível que os colaboradores disponham de conhecimento técnico, além de comprometimento e prestatividade.

A estrutura da loja

Naturalmente, toda loja requer uma estrutura básica, que envolve principalmente um local propício para os atendimentos de clientes, que deve ser equipado adequadamente com computadores, bobina para impressora termica, que é o tipo de equipamento usado para a impressão de recibos e comprovantes, móveis, arquivos, entre outros elementos.

Sem dúvida alguma, este local deve apresentar um bom estado de conservação, assim como o restante da estrutura, pois pode transmitir uma mensagem significativa a respeito da empresa.

Além da área onde os clientes são atendidos, é preciso também ter a área para acondicionar os equipamentos, sendo que o tamanho do local depende muito do volume.

Com profissionais qualificados, tais como engenheiros ou arquitetos, é possível obter orientação adequada sobre os ajustes necessários no local escolhido para a operação da loja.

Afinal, diferentes questões devem ser averiguadas, tais como design dos móveis, ergometria, fluxo operacional, ventilação, iluminação, entre outros aspectos.

As vantagens do aluguel de máquinas e ferramentas

O aluguel de maquinas pode reunir diferentes benefícios para as empresas, principalmente devido a exclusão de custos com manutenção e investimentos em itens mais modernos.

Afinal, de acordo com os períodos e tipo de máquina, a aquisição pode não ser viável, principalmente pelo risco do item se tornar obsoleto ou não ser versátil.

Ainda mais, a locação pode ser significativa para a produtividade dos funcionários, principalmente ao contar com máquinas em bom estado e específicas para otimizar os processos da obra.

Dessa forma, não é necessário efetuar a adaptação de ferramentas ou ter pausas nas obras por conta de manutenções periódicas ou danos.

Devido a todas as vantagens apresentadas, é interessante que um amplo estoque para o aluguel seja disponibilizado com a qualidade e segurança que os clientes precisam.

A diversidade é um fator importante para atender a demandas distintas, porém, existem empresas que seguem determinados nichos, por exemplo, de andaimes, itens para perfuração, drenagem, entre outros.

A importância dos EPIS

Os epis correspondem aos equipamentos de proteção individual e são usados para a proteção de riscos em potencial que podem comprometer a saúde e segurança do funcionário.

Esses itens também podem ser alugados com empresas especializadas e de acordo com a norma regulamentadora 06, cabe a cada empregador adquirir o equipamento adequado a cada tipo de atividade, além de exigir o uso e orientar o trabalhador acerca de utilização adequada e conservação.

Proporcionar um equipamento aprovado pelo órgão competente também é algo a ser seguido pelo empregador. Entre os principais exemplos de equipamentos, é possível citar itens como capacetes, cintos de segurança, luvas, óculos e botas.

É importante abordar o fato de que esses itens podem apresentar grande variedade de modelos, por exemplo, o cinto de segurança EPI do tipo paraquedista espaço confinado, é ideal para serviços de manutenção em locais confinados de grande risco, como de eletricidade ou telefonia.

No momento de locação, é indispensável transmitir orientações claras, tanto por meio de um contrato, quanto verbalmente, principalmente a respeito da administração do item, principais responsabilidades e prazo para a devolução.

Esses são alguns aspectos para estruturar uma loja de locação de equipamentos, mas naturalmente, os empreendedores podem se deparar com diversos outros fatores a serem resolvidos.

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