shutterstock-540378958

A importância dos equipamentos de proteção

O trabalho é o ambiente onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo. Por conta disso, é importante que esses ambientes sejam seguros e que mantenham a integridade física e a saúde dos trabalhadores com equipamentos, não importa qual tipo de trabalho seja.

Algumas profissões exigem mais segurança do que outras, por isso, diversos tipos de equipamentos foram desenvolvidos para que seja possível que os profissionais executem suas atividades com segurança.

Este artigo traz informações sobre alguns itens de segurança no trabalho, e porque é importante que eles sejam usados.

A importância de alguns equipamentos de proteção

Existem diversas profissões que exigem equipamentos de segurança, como na construção civil, por exemplo. Trabalhos em grandes alturas são perigosos, por isso, é indispensável que os equipamentos de proteção individual – EPIs sejam utilizados.

A segurança do trabalho é um departamento responsável por criar ações que diminuem os riscos de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Existem diversos profissionais que atuam nas empresas para garantir a segurança dos trabalhadores, como:

  • Médico do trabalho;
  • Técnico de segurança do trabalho;
  • Engenheiro de segurança do trabalho;
  • Enfermeiro do trabalho.

O grau de risco e a quantidade de profissionais presentes em uma empresa é o que irá definir quantos profissionais dedicados à segurança do trabalho devem existir na empresa.

Mas independentemente disso, diversos equipamentos são necessários, como o cinto 3 pontos universal, por exemplo. Este é um dos principais itens de segurança para veículos pesados.

Trabalhadores como os caminhoneiros, por exemplo, são obrigados a utilizar esse equipamentos que é muito comum e está presente em todos os veículos, portanto, não exige mais do que o necessário.

O trabalho contínuo nas estradas coloca em risco a vida dos profissionais, portanto, fazer uso do cinto de segurança é importante. Nunca se sabe o que está por vir, e os acidentes podem ser provocados por terceiros, independentemente do quão prudente é o motorista do caminhão.

O uso de equipamentos de proteção individual vai muito além desses cintos. Apesar de serem itens comuns dentro dos veículos, muitos motoristas e passageiros não fazem uso dele, o que pode resultar em consequências gravíssimas, como a morte.

Outro equipamento de segurança bastante comum é o EPI para camara fria. A legislação trabalhista vigente ordena o uso de materiais de segurança em locais onde a temperatura é baixa.

Os profissionais que trabalham com o armazenamento de produtos que exigem um rígido controle de temperatura, chegando a frequentar ambientes com quase 20 graus abaixo de zero precisam do EPI adequado. Portanto, as empresas precisam fornecer itens como:

  • Uniforme que proteja tronco e membros;
  • Capuz de segurança;
  • Luva de segurança;
  • Bota térmica.

É imprescindível que os profissionais façam uso desses equipamentos para evitar que sua saúde seja colocada em risco, gerando consequências extremamente prejudiciais.

Mas antes de garantir o EPI, é necessário procurar por uma boa confecção de uniformes profissionais, pois somente esses locais podem garantir a qualidade desses materiais.

É importante que os equipamentos de segurança tenham procedência e qualidade, pois os profissionais não podem se arriscar com um produto que não preserve sua saúde e sua vida adequadamente.

Imagine o quanto seria arriscado para um profissionais que trabalha em grandes alturas, por exemplo, usar um EPI que não possui qualidade e que pode provocar acidentes? Portanto, mais do que garantir a segurança dos profissionais, é importante garantir a qualidade dos equipamentos de segurança que eles irão utilizar.

Mas além dos equipamentos, você conhece outro procedimento que visa a segurança e a qualidade de vida no trabalho? Confira no tópico a seguir.

Exame médico admissional: por que ele é importante?

Como a maioria das pessoas sabe, para entrar em uma empresa responsável, é necessário antes realizar o exame médico admissional.

O exame admissional é um procedimento comum e simples, realizado por um médico do trabalho que visa garantir para o futuro funcionário e para a empresa que ele possui as condições de saúde necessárias para realizar a função.

Este procedimento é importante tanto para a empresa quanto para o profissional, pois garante segurança e qualidade de vida no dia a dia do profissional.

Os procedimentos e equipamentos de segurança no trabalho visam colaborar de maneira íntegra na vida de profissionais e empresas, evitando acidentes e garantindo integridade física e qualidade de vida.

É obrigatório respeitar essas exigências e evitar problemas advindos dos acidentes. Portanto, é extremamente importante que empresas e funcionários estejam sempre atentos aos procedimentos e equipamentos para a segurança no trabalho.

Leave a Comment