negocios18

A importância da manutenção de prédios comerciais

Um dos maiores desafios dos gestores de condomínios empresariais é fazer a manutenção para que a unidade funcione . Para isso, é necessário conhecimento na área, profissionalismo e atenção às necessidades do prédio.

Além de agradar os empreendedores, que mantém o condomínio, e os próprios colaboradores, as manutenções periódicas valorizam os imóveis, já que proporcionam mais segurança para os usuários do espaço.

Por que a manutenção predial é importante?

A negligência com reparos e melhorias pode ser bastante maléfica para a administração e para as pessoas que utilizam o prédio comercial.

Afinal, é por meio da manutenção preventiva que problemas e inconvenientes podem ser evitados, dispensando gastos desnecessários e outros prejuízos.

Para o administrador, a garantia de que todas as manutenções prediais estão em dia significa que o seu negócio está com a rentabilidade segura. Dentre os principais itens a serem avaliados estão:

  • Os elevadores do prédio;
  • Equipamentos de ar condicionado;
  • Todos os itens que compõem o sistema de segurança;
  • Sistema de controle de acesso ao prédio;
  • Instalações elétricas do edifício.

Elevadores

A manutenção preventiva é essencial para garantir a segurança dos passageiros no transporte de elevador, além de prolongar a vida útil do equipamento e ajudar a otimizar os custos para o condomínio, prevenindo quebras e gastos maiores.

O serviço periódico deve incluir regulagens, possíveis reparos, limpeza e lubrificação dos maquinários, evitando desconfortos e imprevistos para os usuários.

Para customizar o exterior do equipamento, uma ideia é investir no envelopamento de elevador. É possível até vender o espaço para publicidade, arrecadando verba para a administração predial.

Ar condicionado

O ar condicionado é um aparelho essencial para o conforto térmico, também nos ambientes empresariais e comerciais. É preciso que ele esteja regulado corretamente e em bom funcionamento, evitando sobrecargas, defeitos e altos custos de energia aos empreendedores.

A manutenção periódica evita problemas técnicos e prolonga a vida útil dos equipamentos, além de colaborar para a saúde dos usuários.

Itens de segurança

A principal recomendação com relação ao sistema de segurança de um prédio é: não espere uma eventualidade para descobrir a existência de falhas.

É extremamente necessário que instalações com camera de segurança estejam funcionando, assim como sistemas de travas de portas e portões eletrônicos.

Paralelamente, escadas e extintores de incêndio devem passar por inspeções periódicas. Assim como iluminadores de emergência e outros equipamentos importantes para a segurança dos usuários do prédio.

A atenção necessária à entrada e saída dos empreendedores, seus parceiros e clientes também evidencia a importância de um bom controle de acesso, já que é por meio dele que as pessoas serão autorizadas ou não à entrada.

Controle de acesso ao prédio

O investimento em um bom sistema para controlar a entrada e saída de pessoas do prédio é uma questão que colabora para a tranquilidade dos seus usuários.

São muitas as possibilidades para implementar o controle de acesso digital em um condomínio, e o ideal é que o administrador entenda o funcionamento de cada uma das opções, adequando-as à realidade do prédio.

Os sistemas mais populares utilizam a biometria, cartões de proximidade, digitação de senha e até portarias remotas. Cada uma das escolhas tem características, vantagens e desvantagens distintas.

No entanto, para colaborar com os empreendimentos, e não irritar ou causar problemas, é de extrema importância que a fechadura eletronica esteja sempre em boas condições de funcionamento.

Instalação elétrica

Falhas no sistema elétrico dos empreendimentos comerciais podem causar desperdício de dinheiro e de energia, além de representarem um estresse e atraso na produtividade. Os problemas são evitados mais facilmente com manutenções periódicas.

Igualmente importante é a aquisição de equipamentos e materiais de qualidade, para garantir o bom funcionamento de todas as atividades desenvolvidas no prédio, sem gastos exorbitantes de energia.

Em alguns casos, o uso de embalagem antiestática é recomendado, adicionando segurança às instalações.

Bons gestores sabem que vale mais a pena investir na prevenção de problemas do que na sua resolução, que pode acarretar em sérios prejuízos. Vale muito a pena manter o prédio comercial e empresarial em boas condições, funcionando da maneira correta e sem riscos para os seus usuários.

Nesse sentido, a manutenção predial não é um gasto extra na propriedade, é um investimento para a sua valorização. Um prédio bem cuidado contribui para o sucesso nos negócios, com melhorias para todos os seus frequentadores.

Leave a Comment