trabalho

7 passos para melhorar a saúde e segurança no trabalho

Um programa de saúde e segurança do trabalho é um processo que gerencia a prevenção de lesões e doenças relacionadas ao dia a dia em uma empresa.

Como um pequeno empresário e empregador, você tem a responsabilidade de melhorar a saúde e a segurança de seus funcionários.

O escopo do seu programa de saúde e segurança depende do tamanho do seu negócio e dos perigos em seu local de trabalho específico.

Geralmente, uma pequena empresa pode declarar sua política de saúde e segurança descrevendo seu programa em poucas páginas.

Os passos seguintes concentram-se nos fundamentos de um programa menos formal para corporações menores. Confira, a seguir.

1. Crie um plano para melhorar a saúde e segurança

Como empregador, você deve identificar perigos em seu local de trabalho e tomar medidas para eliminá-los ou minimizá-los.

Desenvolva um plano de segurança. Diga aos seus funcionários o que você fará para garantir a proteção deles e, como uma via de mão dupla, qual a postura esperada em relação à equipe. Como também, certifique-se de que seus funcionários tenham acesso a um kit de primeiros socorros.

Os riscos podem incluir: um funcionário que trabalha com produtos de limpeza para serviços pesados, um mecânico que trabalha com grandes máquinas ou um gerente de depósito empilhando caixas pesadas por meio de máquinas.

2. Inspecione seu local de trabalho

Verifique regularmente todos os equipamentos e ferramentas para garantir que eles sejam bem mantidos e seguros para uso. Certifique, também, que as áreas de armazenamento são seguros, além de analisar os procedimentos de trabalho. Tente responder as seguintes perguntas:

  • As caixas na sua área de armazenamento estão empilhadas de maneira segura?
  • Seus funcionários são instruídos a levantar mercadorias pesadas sem se ferirem?
  • Seus funcionários estão operando as máquinas utilizando o cinto de segurança?
  • Seus funcionários sabem onde é a saída de incêndio?
  • Seus funcionários sabem onde devem se reunir se houver um incêndio?

3. Treine seus funcionários no local de trabalho

O treinamento adequado é necessário para todos os funcionários, especialmente se houver risco de lesão potencial associada a um trabalho.

Forneça instruções escritas e procedimentos de trabalho seguros, garantindo que eles possam verificar por si mesmos se não tiverem certeza de uma tarefa ou se tiverem esquecido de parte de seu treinamento.

Supervisione seus funcionários para garantir que eles estejam atuando de forma adequada e segura. Ao não fornecer o treinamento correto para seus funcionários, você não está apenas colocando em risco a segurança de seus colaboradores, mas será responsabilizado pelo incidente, o que pode ter sérias consequências judiciais.

4. Mantenha um diálogo aberto

Reúna-se regularmente com sua equipe, desde o exame admissional, e discuta questões de saúde e segurança que envolvem o local da sua empresa, comércio ou indústria. Incentive-os a compartilhar suas ideias e pensamentos sobre como melhorar a segurança no local de trabalho.

Você pode até considerar o fornecimento de treinamento em primeiros socorros para os funcionários, para que eles estejam preparados para lidar com situações de emergência.

Não se esqueça de fazer exames periódicos nos funcionários ocupacionalmente expostos, como o exame de audiometria ocupacional laudo.

E lembre-se que os deveres do empregador são:

  • Fornecer e manter um local de trabalho seguro por meio de instalações e equipamentos vistoriados devidamente;
  • Evitar riscos de uso de qualquer artigo ou substância e de exposição a agentes físicos, ruído e vibração;
  • Evitar qualquer conduta imprópria ou comportamento que coloque em risco a segurança, a saúde e o bem-estar dos funcionários;
  • Forneça instrução e treinamento aos funcionários sobre saúde e segurança;
  • Forneça roupas e equipamentos de proteção aos funcionários;
  • Nomeie uma pessoa especializada para ser o responsável pela segurança da organização.

5. Investigue acidentes

Mesmo que um incidente não resulte em ferimentos graves, conduza uma investigação de incidente para ajudar a determinar por que ele aconteceu, para que você possa tomar medidas para garantir que a sua empresa não volte a ter ocorrências.

Verifique, ainda, o estoque de materiais de segurança, como botas, luvas, máscaras, óculos de segurança, cinto de segurança preço acessível para trabalho em altura, entre outros itens essenciais.

6. Mantenha registros atualizados

Mantenha registros de todos os tratamentos de primeiros socorros, inspeções, investigações de incidentes e atividades de treinamento.

Essas informações podem ajudá-lo a identificar tendências em condições inseguras ou procedimentos de trabalho.

7. Torne a melhoria da saúde e segurança do trabalho fundamental

Segurança não deve ser um pensamento posterior; é tão importante para um negócio de sucesso como atendimento ao cliente, controle de estoque e planejamento financeiro. Uma Consultoria em Segurança do Trabalho pode ajudar sua empresa nessa importante tarefa.

Um compromisso com a saúde e a segurança faz sentido nos negócios, porque é a única maneira de proteger seu maior recurso — seu pessoal.

Leave a Comment