ícone localização

4 dicas para viajar de avião com mais tranquilidade

É difícil encontrar quem não goste de viajar. Contudo, organizar uma viagem pode ser um processo trabalhoso que exige disciplina e tempo. Uma vez definido o período do ano em que a viagem será feita e o destino, há uma lista de tarefas a serem cumpridas.

Quando a viagem é feita de avião, isso é ainda mais delicado. Viagens aéreas exigem organização, chegar com antecedência ao aeroporto e tomar cuidado especial sobre a bagagem — tanto sobre o seu peso quanto em itens que não podem ser levados, por exemplo:

  • Garrafas com líquido;
  • Objetos cortantes;
  • Líquidos inflamáveis;
  • Entre outros.

Você é daquelas pessoas que sempre morrem de medo quando precisa viajar de avião, pois se preocupa muito em fazer uma viagem segura, atendendo a todas as exigências das companhias aéreas? 

Veja algumas dicas simples e eficientes para poder viajar com mais tranquilidade!

1 – Período do dia

Quem tem dificuldades em dormir, precisa escolher o horário da viagem com atenção. Viagens noturnas geralmente implicam em noites mal dormidas, o que pode prejudicar o primeiro dia de viagem — afinal, ninguém aguenta andar e passear se sentindo exausto. 

Por outro lado, viajar à noite te poupa de perder a parte do dia no destino escolhido, mas te impede de ter belas vistas quando estiver no avião. 

O que é mais importante para você: curtir a paisagem vista de dentro do avião ou dormir bem e chegar totalmente descansado? Pondere sobre isso na hora de comprar a passagem.

2 – Documentação 

Um dos principais aspectos que merecem atenção em viagens aéreas é a documentação. Com a chegada da covid-19, tenha sempre em mãos o comprovante de vacinação (físico e virtual) quando pegar um voo. 

Isso é especialmente importante em viagens internacionais — cada país pode ter uma política de restrição sobre a entrada de pessoas com o esquema de vacinação incompleto. Verifique sempre as regras do destino escolhido quanto a isso.

Além disso, é preciso preparar os documentos com calma. Viagens internacionais exigem passaporte — verifique se o seu está em dia. Se não possui um, providencie o seu o mais rápido possível. 

Lembre-se de que emitir passaporte pode ser um processo demorado e, se você deixa para a última hora, o valor cobrado é mais alto. 

Antes de sair de casa rumo ao aeroporto, certifique-se de que toda a documentação necessária está em mãos. Para evitar filas, realize o check-in online com antecedência.

3 – Bagagem

Um aspecto que pode ser muito problemático quando o assunto é viagens de avião são as bagagens. Diferentemente do que ocorre em viagens por via terrestre, nos aviões o peso das bagagens é limitado. 

Se você realmente precisa levar um peso maior do que o permitido, pague a taxa por excesso de bagagem com antecedência pela internet — é comum pagar um preço mais alto ao deixar para fazer isso no aeroporto.

Preparar a bagagem é algo trabalhoso, por isso, jamais deixe para preparar a mala na véspera da viagem. Certifique-se de qual é a média de temperaturas no local escolhido na época em que a viagem ocorrerá e escolha roupas apropriadas. 

Se o clima for quente, você pode levar uma diversidade maior de peças, já que as roupas dessa época do ano costumam ser mais leves. Lembre-se de colocar roupas de banho, toalhas e blusas. 

Pese a mala quando terminar de prepará-la — se houver excesso, selecione somente aquilo de que vai realmente precisar.

4 – Conexões

Um último aspecto que costuma tirar a tranquilidade dos viajantes são as conexões. É importante se certificar de que o voo escolhido não possui conexões. 

Se houver, anote os horários de previsão de chegada e de saída do próximo voo, bem como o portão em que você deverá pegá-lo.

Se ficar em dúvidas ou se houver atrasos na aterrissagem do primeiro voo, busque um profissional da companhia aérea escolhida o mais rápido possível e peça orientações. 

Não se esqueça de pegar a bagagem de mão e quaisquer acessórios que tenha carregado consigo no primeiro avião, pois, se esquecer de fazer isso e quiser voltar para resgatá-los, poderá perder um tempo precioso. 

Se a conexão demorar horas, que tal pesquisar locais próximos ao aeroporto para conhecer? É uma maneira de visitar mais lugares!

Tags: No tags

Leave a Comment