Segurança eventos

3 vantagens de contratar serviços terceirizados

Empresas de diversos tamanhos e segmentos têm optado pela contratação de serviços terceirizados, sejam eles para mão de obra, segurança ou limpeza. Essa é uma opção que pode trazer muitas vantagens desconhecidas no meio empresarial.

Ao contrário do que muitos pensam, o serviço terceirizado possui legislação que normatiza as atuações e os fechamentos de trabalho.

A lei 13.429/17 tem o objetivo de proteger tanto o trabalhador quanto a pessoa que contrata. Essa lei impõe que haja um contrato de prestação de serviços específicos e com prazo determinado, que pode ser renovado. É isso o que caracteriza a terceirização.

A partir da criação dessa lei em 2017, aumentaram as possibilidades de contratação e novas formas de serviço. No artigo de hoje vamos trazer alguns tipos de trabalhos terceirizados comumente encontrados no mercado e quais são os benefícios de optar por esse tipo de contrato.

1. Redução de gastos

A primeira vantagem em se utilizar contratos terceirizados é a redução dos gastos gerais. Isso porque o valor de um empregado terceirizado é, geralmente, menor do que o valor de um empregado com contrato direto.

De modo geral, a prestação de serviços e segurança são as áreas que mais aparecem quando o assunto é a terceirização.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 22% dos trabalhadores são terceirizados. Ou seja, é uma grande quantidade de pessoas que giram a economia neste sentido.

Um bom exemplo disso é a contratação de recepcionista de eventos. Empresas que organizam cerimônias, festas e reuniões corporativas normalmente precisam do trabalho de atendimento na recepção.

Como são momentos pontuais e específicos, contratar esses trabalhadores de forma terceirizada diminui os gastos da empresa e, consequentemente, aumenta os lucros. Isso se estende para diversos outros serviços nesse meio, como garçons, faxineiros, montadores de estrutura e até para valet para eventos.

2. Especialização do serviço

Além de diminuir os gastos, contratar serviços terceirizados permitem especializar a forma de trabalho. Isso significa levar mais qualidade para o dia a dia do trabalho e para o atendimento de pessoas.

Contratar uma empresa que é especializada em determinado assunto aumenta a chance do serviço ser realizado de forma correta. Isso atrai mais clientes e faz a economia girar de forma mais positiva.

A empresa de segurança é um exemplo disso. Contratar serviços com esse intuito diretamente de firmas especializadas nesse assunto proporciona mais garantia de sucesso.

Nesse caso, a especialização não está apenas em quem gere a empresa, mas também nos funcionários, que são devidamente treinados e preparados para atuar em casos necessários.

Geralmente essas instituições oferecem trabalho em diversos ramos diferentes, desde empresas de segurança em SP para condomínios e ruas até segurança para eventos e bancos.

3. Criação de parcerias duradouras

Normalmente, a contratação de empresas terceirizadas é feita sempre com a mesma firma. Isso cria uma relação de parceria que é benéfica tanto para o contratante, que se sente mais seguro em relação ao serviço prestado, quanto para o contratado, que cria uma imagem de referência no mercado.

Ainda mais: é vantajoso principalmente para o empregado, que acaba tendo mais chances de conseguir trabalho. Isso é ainda mais confirmado quando falamos, novamente, de serviços de segurança.

A segurança patrimonial em hospitais é outro ramo crescente no mundo da terceirização. Sua função é proteger a infraestrutura local por meio de trabalhadores preparados.

Muito utilizada também em bancos e comércios, esse tipo de segurança só pode ser feito por pessoas e empresas confiáveis.

Isso porque os detalhes da estrutura de determinados edifícios serão compartilhados para que a proteção seja feita de forma eficaz. Sendo assim, é necessário o conhecimento prévio da empresa contratada para que não haja nenhum risco nesse sentido.

Os serviços mais terceirizados

No mercado, quase tudo pode ser terceirizado hoje em dia. Mas existem algumas áreas que ainda utilizam mais este ramo de atuação, como:

  • Serviços de limpeza;
  • Serviços de recepção e portaria;
  • Serviços de segurança;
  • Serviços de pedreiro;
  • Serviços de transporte.

Com isso, são muitas as oportunidades para analisar e conhecer.

O que importa, no momento de contratar um serviço terceirizado, é se certificar da experiência e da especialização da empresa contratada. Assim, a relação de troca entre contratado e contratante acaba sendo ainda mais benéfica.

Leave a Comment