emergencia

3 pontos cruciais sobre os sistemas de proteção contra incêndios

Quando um incêndio acontece, as medidas de segurança devem ser tomadas imediatamente, uma vez que o fogo se propaga em alguns minutos.

Assim, dependendo do caso, quando o sinistro é percebido, pouca coisa ou nada poderá ser feito, causando inúmeros prejuízos.

E é por isso que a indústria especializada está inovando cada vez mais, trazendo tecnologia de ponta para o dia a dia da sociedade, contribuindo assim para a tranquilidade das pessoas.

Hoje, você vai entender um pouquinho mais sobre essas novidades para escolher futuramente o modelo ideal para sua empresa ou residência.

Detector vesda

Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre o detector vesda, cuja sigla traduzida do inglês significa “Dispositivo de Detecção Muito Antecipada de Fumaça”.

Este é sem dúvidas, um dos mais modernos e confiáveis sistemas disponíveis no mercado atualmente.

O maior diferencial desse produto é o fato de conseguir medir os índices de fumaça com precisão, garantindo total segurança no ambiente em que está instalado.

Para se ter uma ideia, o detector por aspiração chega a ser 1000 vezes mais sensível do que os detectores comuns.

Por garantir tanta tranquilidade, o sistema tem sido um dos mais escolhidos no momento de proteger o patrimônio.

Mas, como esse sistema funciona de fato? Bem, o detector aspira amostras de ar o tempo todo. Então, as amostras são filtradas, por meio de laser, constatando a existência de fumaça no ar.

Mesmo que a fumaça seja imperceptível aos olhos e narinas humanos, o dispositivo é então acionado, disparando o alarme detector de fumaça.

Outro fator levado em consideração, quando um serviço é contratado, além da qualidade, é a busca que as pessoas fazem pelo bom preço.

E mais uma vez, o detector vesda garante um bom investimento, uma vez que possui ótimo custo-benefício. Os motivos não param por aí, existem outras vantagens para quem implanta esse sistema.

Por detectar de forma precoce, o sistema investiga antes de gerar inconvenientes como alarme falso, por exemplo, sendo por isso, tão requisitado em locais em que as atividades não podem ser interrompidas. Veja outras vantagens:

  • Aparelhos discretos, que não interferem na decoração;
  • Possibilita tempo hábil para a evacuação;
  • Pode ser montado em qualquer lugar;
  • Funciona em ambientes com temperaturas extremas.

Sistema sem fio nos alarmes de incêndio

Sim, o sistema wireless, tecnologia que não necessita de cabos para funcionar, chegou também no ramo de proteção contra incêndios.

É o chamado alarme de incêndio wireless, totalmente inovador, dispensa o uso de fios e dutos, tanto utilizado nos sistemas convencionais.

Tudo isso proporciona uma instalação simples e manutenção facilitada, que não interfere de forma alguma na rotina da empresa, sendo ideal para hospitais, indústrias e hotéis.

Antigamente, qualquer problema, por mínimo que fosse, gerava um transtorno imenso, pois era muito difícil detectar o ponto exato da falha.

Agora, qualquer instabilidade no alarme de incêndio, por mais complexo que seja, pode ser resolvido em instantes. Basta fazer uma varredura no sistema e a empresa descobre o ponto exato em que está o erro, podendo o mesmo ser corrigido a distância.

Detector de fumaça linear

 

Entre os três modelos de alarmes de incêndio citados, o detector de fumaça linear é o mais simples, porém tem um bom alcance quanto a detecção. Esse sistema é utilizado nos modelos de centrais convencionais, dispondo de fios na instalação.

Ele funciona por meio de um feixe infravermelho, conseguindo ter um alcance de até 100 metros.

O feixe é então refletido em um espelho e volta ao detector. Quando há fumaça, o feixe é automaticamente interrompido, gerando o disparo do alarme, possibilitando a evacuação rápida do ambiente.

Como pode-se observar há muitas tecnologias voltadas a prevenção de incêndios. Em termos de patrimônio, o custo é muito pequeno, quando comparamos com os prejuízos que um incêndio de grandes proporções pode causar.

Lembre-se que além de proteger o seu patrimônio, o sistema de alarme cumpre o papel mais importante, o de salvar vidas.

Ao longo da história, muitas foram as tragédias que acometeram a população, quando um simples sistema teria feito toda a diferença.

Por isso, analise qual mais se adequa a sua empresa e tenha essa importante ferramenta de combate e prevenção ao seu dispor e das pessoas que estão ao seu lado.

Leave a Comment