shutterstock-1404769001

10 ideias para recompensar os funcionários de uma empresa

Lembra como você se sentiu da última vez que alguém lhe disse que ótimo trabalho você estava fazendo? É por isso que é tão importante reservar um tempo para elogiar os funcionários por um trabalho bem feito.

O reconhecimento faz as pessoas se sentirem realmente bem consigo mesmas. Também motiva os funcionários a manter o bom trabalho.

O reforço positivo — desde ganhar a ida a um evento com manobrista até ganhar uma televisão — é um exemplo para todos em sua organização, mostrando a eles o tipo de trabalho que você mais valoriza.

A seguir, estão algumas dicas de reconhecimento de funcionários que você pode começar a fazer hoje mesmo:

  • Almoço temático da equipe;
  • Reunião de agradecimento;
  • Vaga de estacionamento VIP;
  • Dia do trabalho em casa;
  • Reconhecimento ponto a ponto;
  • Aniversários em equipe e aniversários de trabalho;
  • Reuniões de cafeteria;
  • Competições de funcionários;
  • Projetos especiais;
  • Cobrir uma despesa maior.

1. Almoço temático da equipe

Organize uma pausa para o almoço da empresa, possivelmente com tema, realizada ao ar livre (churrasco ou piquenique) ou mais formal com linho bonito nas mesas.

Providencie um estúdio de ensaio com karaokê para que eles se divirtam durante o churrasco. As opções de local são variadas.

2. Reunião de agradecimento

Ligue para um funcionário de seu escritório apenas para agradecer. É mais impactante se você simplesmente agradecer uma coisa em particular e mais nada.

Não discuta outros assuntos, só fale sobre o bom trabalho.

3. Vaga de estacionamento VIP

Dê a um funcionário exemplar um espaço de estacionamento dedicado por uma semana ou mês, com manobrista para eventos incluso.

Ele vai se sentir verdadeiramente especial para a empresa. Além disso, ele vai ficar tranquilo quanto à segurança do veículo

4. Dia do trabalho em casa

Lembre-se de eventos significativos na vida pessoal de seus funcionários, como uma criança que inicia o jardim de infância, e dê-lhes um dia de trabalho em casa para que eles possam participar sem se preocupar em entrar no escritório a tempo.

Ou você também pode fornecer o famoso ‘home office’, liberando a escolha do dia pro funcionário, alguns preferem quebrar a semana e outros preferem emendar o fim de semana.

5. Reconhecimento ponto a ponto dos funcionários

Desenvolva um programa de reconhecimento de colegas que permita que os funcionários façam elogios no local em um quadro de avisos da comunidade ou site interno.

Isso permite que os funcionários reconheçam seus colegas diretamente. Todo mês, os funcionários que recebem lembrancinhas podem ser inscritos em um sorteio de um cartão-presente ou outro prêmio.

6. Aniversários em equipe e aniversários de trabalho

Faça com que os funcionários se sintam especiais em seu grande dia.

Organize um almoço em equipe, faça uma pequena festa, distribua cupcakes, enfeite a mesa com bexigas — existem muitas maneiras simples de que eles saibam que você se importa.

7. Reuniões de cafeteria

Realize suas reuniões individuais em uma cafeteria local, para que seja casual e descontraído.

Como um pequeno presente, pague pelas bebidas dos seus funcionários. Para funcionários remotos, envie a eles cartões-presente de cafeterias.

8. Competições de funcionários

Incorpore uma competição divertida e saudável ao local de trabalho — como times de futebol— e premie o vencedor.

9. Projetos especiais para funcionários

Dê a seus funcionários a oportunidade de trabalhar em projetos especiais além de suas responsabilidades regulares. Isso permitirá que eles cresçam e também demonstre sua confiança nas habilidades deles para fazer um bom trabalho.

10. Cobrir uma despesa maior

Quando um funcionário vai além e de uma maneira realmente significativa, você pode pagar por uma meta importante que ele tenha atingido com brindes para sipat, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, computadores, smartphones, etc.

Além disso, a empresa pode criar um sistema de pontos, onde o funcionário pode acumular pontos e resgatar no final do mês, para trocar pelos prêmios citadas acima.

Há duas considerações importantes para tornar isso um sucesso. Primeiro, a recompensa deve estar ligada a uma conquista significativa que resultou em enormes economias ou gerou receita adicional para a empresa.

Segundo, você deve comunicar ao funcionário e ao restante da equipe como esse comportamento ajudou a organização a ter sucesso ou dá à empresa uma vantagem competitiva.

Enfim, organizar eventos corporativos é importante para mostrar para os funcionários que eles são importantes para a empresa. Lembre-se de contratar uma equipe de catering, que tem tudo para fazer o seu evento um sucesso: de gerador a diesel a locação de tendas.

Leave a Comment